Padroeiro

Santo Antônio

O Padroeiro, Santo Antônio, ao nascer em Lisboa recebeu o nome de Fernando. Desde pequeno se dedicava a fazer orações pedindo proteção a Deus. Era de família rica, de sobrenome Bulhões, mas por volta dos 15 anos de idade abriu mão desta vida e entrou para um convento da ordem agostiniana e aos 20 anos ingressou na Ordem dos Franciscanos.

Neste tempo, mostrou muito interesse ao estudo da Bíblia e dos padres mas nada foi mais forte que um fato isolado que mudaria a vida de Santo Antônio e seus objetivos na Igreja Católica: após ver as relíquias de missionários franciscanos que foram para o Marrocos, Fernando ficou decidido a seguir o exemplo deles e pediu para fazer o mesmo. Foi aí que mudou o seu nome para Antônio e teve seu pedido aceito. Mas Deus já tinha outros planos para ele.

Santo Antônio ficou muito doente e teve que voltar para a Itália, onde encontrou São Francisco e passou a viver em clausura em um convento no norte da Itália. A convite de Francisco fazia algumas pregações e o seu dom e sabedoria eram tantos que não demorou muito para que graças a ele, uma grande atividade católica crescesse na Itália e na França. Suas pregações foram responsáveis por trazer muitas pessoas que estavam afastadas da igreja.

A saúde de Santo Antônio foi sempre muito debilitada e por conta disso teve que se recolher em um convento perto de Pádua e lá ficou até os seus últimos dias. Enquanto esteve ali, escreveu muitos sermões que posteriormente seriam publicados. Antônio morreu em 13 de junho de 1231 após uma grave crise de hidropisia e foi canonizado apenas 11 meses após a sua morte pelo Papa Pio XII. Santo Antônio é considerado Doutor da Igreja e também é conhecido como o “Santo Casamenteiro”.

Responsório de Santo Antônio

Se milagres desejais, recorrei a Santo Antônio

Vereis fugir o demônio, e as tentações infernais

E no auge do furacão, cede o mar embravecido

Todos os males humanos, se moderam, se retiram

Digam-no aqueles que o viram, e digam-nos os paduanos

E no auge do furacão, cede o mar embravecido

Pela sua intercessão, foge a peste, o erro, a morte

O fraco torna-se forte, e torna-se o enfermo são.

E no auge do furacão, cede o mar embravecido

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo…

V: Rogai por nós, bem aventurado Santo Antônio

R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Oremos

Deus eterno e todo poderoso, que destes Santo Antônio ao vosso povo como insigne pregador e intercessor em todas as necessidades, fazei-nos, por seu auxílio, seguir os ensinamentos da vida Cristã, e sentir a vossa ajuda em todas as provações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. Amém!