Pastoral Litúrgica:

PASTORAL LITÚRGICA

Coordenador: Pedro Gabriel Farias dos Santos

A Liturgia, como ação de Cristo e da Igreja, é o exercício do sacerdócio de Jesus Cristo (SC 269), é o ápice e a fonte da vida eclesial (SC 279). É um encontro de Deus com o seu povo, reunido em Assembleia.

A liturgia é também força em nosso peregrinar, para que se leve a bom termo mediante o compromisso transformador da vida, a realização plena do Reino, segundo o Plano de Deus (Puebla, 918).

Celebrar é parte integrante da vida humana que é tecida de trabalhos e de festa. (Doc. 43 da CNBB, n° 37).

O projeto de comunhão de “Deus conosco” que chamamos obra da salvação, foi prenunciado pelo próprio Deus no Antigo Testamento e realizado em Cristo. Hoje a Liturgia celebra, isto é, o rememora e o torna presente na Igreja (Doc. 44 da CNBB).