História da Paróquia

No início de 1755, após o falecimento de sua primeira esposa, Inácio José de Mendonça e Silva se estabelece efetivamente na atual sede do município de Santo Antônio da Patrulha, com “roças e casas”, pois havia recebido a doação definitiva da sesmaria que já ocupava desde 1743. Ele e sua nova esposa, a jovem Margarida Exaltação da Cruz, em 1760, a pedido do Bispo do Rio de Janeiro, Dom Frei Antônio do Desterro, construíram nas suas terras uma pequena capela em devoção à Santo Antônio. Esta capelinha foi oficializada em 31 de agosto de 1760 e por isso o casal foi considerado: “ FUNDADORES DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA”.

O primeiro Capelão da Igreja de Santo Antônio da Guarda Velha de Viamão, nomeado pela Portaria de 31 de agosto de 1760, foi o Padre Francisco Coelho de Fraga, pelo período de dois anos. Em 23 de dezembro do mesmo ano, a Portaria foi registrada na Vara Eclesiástica de Viamão.

A obra da atual Igreja Matriz de Santo Antônio foi iniciada em 1849 e finalizada em 1924. A inauguração da igreja foi em 25 de dezembro de 1928, sendo a bênção feita pelo Arcebispo Dom João Becker. Por esta mesma ocasião, foi inaugurado o relógio da torre da igreja.

Fonte: NEIS, Ruben, Padre. Guarda Velha de Viamão. Porto Alegre: EST, 1975.

Igreja Viva: Cristo vivo no coração, testemunho presente na comunidade!

Por Milena Mohr

A principal demonstração da fé está nas obras que construímos ao longo da nossa existência: família, amizades, comunidade cristã. Uma fé sem obras torna-se uma fé morta! Cristo Jesus nos convida a viver a plenitude da fé e do amor construindo uma Igreja Viva entre os irmãos. Mas, como construímos essa Igreja? De que forma demonstramos nossa fé e nosso amor neste Cristo que nos amou incondicionalmente e deu sua vida para nos salvar?

Dar testemunho da palavra de Deus no nosso dia a dia e vive-la no nosso cotidiano nos coloca na condição de “profetas” da Boa Nova. Demonstrar aos irmãos que quando nos abandonamos e nos entregamos na fé e no amor de Deus somos mais fortes, é o maior legado da Igreja Viva. Viver a caridade, a compaixão e os mandamentos da Igreja, nos prepara para a experiência do céu aqui na terra!

Procurar o Reino de Deus, vivendo a vida segundo o plano e a vontade dele, nos torna “sal da terra e luz do mundo”! Deus deu o seu único filho para nos salvar, demonstrando toda sua misericórdia para conosco, nos tornando únicos e privilegiados por sermos merecedores de todo esse amor. Precisamos, cada vez mais, nos deixar inundar pelo fogo do Espírito Santo, nos permitindo vivenciar a experiência de deixa-lo fluir em nós, leve como a brisa e profundo como o amor de Deus, nos levando a louvar e glorificar nosso Senhor, dando testemunho de nossas próprias experiências de vida, que são também testemunhos de nossa fé!

Sejamos condutores da Igreja Viva, do amor de Cristo Jesus e testemunho da fé vivida na prática diária na comunidade de amor!